A Comunidade Budista Triratna (movimento conhecido na Índia como Trailokya Bauddha Sahayak Gana) foi fundado em 1967 por Sangharakshita, quando este percebeu a necessidade de um novo movimento budista para atender as necessidades espirituais das pessoas no mundo moderno. As primeiras atividades da Comunidade Budista Triratna eram realizadas num porão minúsculo de uma loja no centro de Londres. Desde então o movimento tem crescido constantemente. Existem centros em nove outros países, bem como em catorze localidades diferentes no Reino Unido. O único continente sem uma presença da Comunidade Budista Triratna na época em que este livro foi escrito é a África. No entanto, uma vez que o movimento está em constante expansão, quaisquer estatísticas citadas irão logo estar desatualizadas. 


A Comunidade Budista Triratna funciona de duas maneiras principais. Em primeiro lugar, ele existe para comunicar o ensinamento do Buda para o maior número possível de pessoas no mundo todo, e para ajuda-las a colocar em prática esses ensinamentos. Para este fim, ele provê todos os meios considerados eficazes. Em segundo lugar, como está implícito no nome, a Comunidade Budista Triratna apóia a Ordem Budista Triratna: ajuda os membros da Ordem em seu trabalho, dando-lhes assistência financeira e/ou suprindo os recursos necessários. Conforme vimos acima, alguns membros da Ordem são professores do Dharma em tempo integral, ou administradores nos centros; outros são meditadores em tempo integral em alguns dos centros de retiros. Na maioria dos casos, isto não seria possível sem o apoio da Comunidade Budista Triratna. 


A melhor maneira de ter uma idéia sobre o funcionamento da Comunidade Budista Triratna é considerando brevemente as principais áreas de suas atividades.  


Centros

O principal acesso para a Comunidade Budista Triratna é via o centro público. A maioria das pessoas vai  a um centro pela primeira vez para aprender meditação. Todos os centros mantêm, no mínimo, uma aula de meditação por semana para os iniciantes. A meditação é uma prática espiritual importante, porque trabalha diretamente na transformação da mente. As aulas de meditação são abertas para todos. Não é necessário estar interessado pelo budismo para poder participar.


As duas meditações principais ensinadas nos centros da Comunidade Budista Triratna são técnicas budistas tradicionais. A primeira é uma prática direta de concentração chamada de Consciência da Respiração, que é um antídoto muito bom para a mente distraída ou acelerada. A outra prática ajuda a desenvolver estados emocionais positivos e é um antídoto para o mau humor, o ressentimento e a malícia. Além das aulas de meditação, os programas nos centros apresentam cursos introdutórios de ensinamentos budistas. Há também palestras sobre budismo ministradas por palestrantes experientes, algumas para o público em geral e outras para quem tem algum conhecimento sobre o Dharma. 


As atividades dos centros também incluem aulas de diversas disciplinas físicas, tais como Hatha Yoga e T’ai Chi Ch’uan. A prática budista não ignora o corpo, mas tem por objetivo desenvolver a totalidade da pessoa.


Retiros

Algumas pessoas contentam-se em simplesmente aprender meditação, visitar seu centro local de vez em quando e parar por aí. Outras, entretanto, tendo saboreado alguns de seus frutos, desejam uma experiência mais profunda do budismo. Esta é proporcionada em retiros. Um retiro é uma oportunidade de praticar meditação e estudar o Dharma com pessoas afins, e em um ambiente ideal, geralmente na quietude do campo.


Muitos retiros acontecem todos os anos para as pessoas em diferentes níveis de envolvimento na Comunidade Budista Triratna. Para os iniciantes, existem retiros de finais de semana organizados pelos centros locais. Existem, também, retiros mais intensivos para aqueles que foram além do estágio introdutório. Estes são quase sempre só para homens ou só para mulheres. Em um nível básico, essas atividades exclusivas para homens ou mulheres proporcionam uma oportunidade para algumas pessoas praticarem sem o elemento perturbador (embora natural) da atração sexual; além disso, elas também permitem que os participantes abandonem outras formas de comportamento “sexualmente estereotipado”. 


Festivais

Os centros locais dão uma importância especial à celebração dos principais festivais budistas. Estes proporcionam uma oportunidade especial de festejar o Dharma e de comemorar as suas origens. Os festivais incluem os eventos mais significativos na vida do Buda, tais como o seu aniversário, o dia em que ele primeiro ensinou o Dharma (Dia do Dharma) e o Dia do Parinirvana (comemoração da morte do Buda). O festival mais importante do ano budista é o Dia do Buda (Vaishaka Purnima), no qual celebramos o Despertar do Buda. Em anos recentes tem sido um costume no AOBO a realização de uma celebração nacional. São celebrados os principais eventos da vida do Buda e também a fundação da Ordem Budista Triratna e da Comunidade Budista Triratna.


Comunidades

Algumas pessoas envolvidas na Comunidade Budista Triratna também trabalham juntas em empreendimentos conhecidos como Meios Éticos de Sustento, baseados em equipes. O Meio Ético de Sustento é o quinto elemento do Nobre Caminho Óctuplo do Buda. O ideal é buscar um meio de subsistência que seja tanto ético, no sentido de estar em concordância com os preceitos budistas, como conducente ao desenvolvimento espiritual.  Diversos empreendimentos cooperativos foram estabelecidos na Comunidade Budista Triratna baseados nesses princípios. Algumas experiências com os Meios Éticos de Sustento fracassaram, mas outros tiveram muito sucesso. Além de proporcionar apoio financeiro e boas condições para aqueles que ali trabalham, eles geram lucros tanto para a expansão dos negócios como para doação para o centro local e o movimento como um todo.


Amizade

Todos os aspectos da Comunidade Budista Triratna considerados acima, ou seja, os centros, os retiros, as comunidades, e os Meios Éticos de Sustento, proporcionam oportunidades para os participantes de desenvolver amizades mútuas. O ensinamento do Buda sobre a importância da amizade espiritual é levado muito a sério. O crescimento do movimento depende muito da comunicação aberta entre as pessoas envolvidas e seu interesse ativo em relação uns aos outros.


A amizade entre pessoas em um estágio semelhante de experiência e desenvolvimento espiritual é extremamente valiosa. Mas também é muito vantajosa a presença de pessoas mais desenvolvidas do que nós, a quem podemos tomar como exemplo e de quem podemos receber conselhos e apoio. Esse aspecto particular da amizade é refletido no que chamamos sistema de mitras. Um mitra (a palavra literalmente significa “amigo”) é alguém que, após ter passado algum tempo envolvido com a Comunidade Budista Triratna, concorda com o seu enfoque em relação ao desenvolvimento pessoal e deseja permanecer no movimento. No decorrer de uma cerimônia simples, ele ou ela publicamente expressa isto, bem como a intenção de prestar ajuda e dar apoio quando necessário, manter contato regular com membros da Ordem e manter uma prática regular de meditação. Existem atividades especiais para os mitras, que incluem retiros e grupos de estudo. Com o tempo, muitos mitras decidem tornar-se membros da Ordem, mas outros se contentam em permanecer como mitras.  


Esta foi apenas uma breve exposição sobre o que a Comunidade Budista Triratna tem a oferecer. Os leitores que desejam conhecer mais, seja sobre a Comunidade Budista Triratna ou sobre a Ordem Budista Triratna, podem entrar em contato - simplesmente clique aqui. A Comunidade Budista Triratna está aberto a qualquer pessoa que queira experimentar por si mesma quaisquer de nossas atividades. Não há inscrições de membros ou taxas a pagar. Uma pessoa torna-se um Amigo simplesmente comparecendo e não existe a obrigação de continuar. Todos são bem-vindos.

 

Quem Somos...

Comunidade Budista Triratna